dez, 5 By 0 comentários
Presentes com propósito: como participar da tradição natalina sem prejudicar o meio ambiente

Dar presentes é uma das mais antigas tradições de Natal. Veja algumas ideias de presentes com mais significado, ecológicos e que vão impressionar amigos e familiares.

Escolher presentes com propósito significa dar um sentido mais profundo a uma das mais antigas tradições de Natal.  A prática de presentear amigos e familiares no dia 25 de Dezembro está ligada ao nascimento do dono da festa. Segundo a tradição cristã, alguns dias depois do nascimento do menino Jesus, três reis magos foram até onde ele, José e Maria estavam para entregar presentes. Baltazar, Belchior e Gaspar levaram ouro, incenso e mirra, que tinham propósitos específicos.

Segundo algumas interpretações bíblicas, o ouro simbolizava a realeza de Cristo, considerado rei dos Judeus. O incenso remetia à sua divindade e estaria ligado a atos de purificação. Já a mirra representava o aspecto humano de Cristo e era usada como medicamento. Apesar da visita oficial ter sido no dia 6 de janeiro – conhecido como Dia de Reis -, a tradição de dar presentes ficou para o dia do Natal de Cristo ou ainda na véspera, como costuma acontecer em muitos lares brasileiros.

Com o passar dos anos, o ato de presentear no Natal foi perdendo sentido e se tornou prática, digamos assim, automatizada. A tradição se desvinculou do sentido original e, em muitos casos, virou “obrigação”. Para atender à expectativa de ganhar algo nessa data, qualquer coisa serve. Por conta disso, o Natal se tornou a data mais impulsionadora de consumo do ano, em quase todo Ocidente. Quando feito sem consciência, o ato de comprar acaba impactando negativamente no meio ambiente, devido à grande extração de recursos naturais para a fabricação dos presentes, poluição e aumento da geração de lixo.

Veja algumas ideias de presentes com propósito para este Natal

Se você quer fugir da lógica consumista deste Natal e investir em presentes com propósito, ecológicos e que vão impressionar o presenteado, confira algumas dicas abaixo.

1 – Sempre que possível, compre local e de quem faz

Um presente feito de forma artesanal e adquirido de alguém que vive próximo a você tem grande significado. Em vez de uma grande rede de lojas e marcas famosas, você estará prestigiando alguém que garante o sustento da família ou está bancando um sonho pessoal com a venda de um produto. Em geral, o processo artesanal demanda menos uso de recursos naturais e as peças são feitas de materiais mais duráveis. Por isso, visite feiras de artesanato e fique atento às indicações de amigos sobre produtos feitos de forma manual e ecológica na sua cidade.

2 – Em vez de algo material, presenteie com experiências

Presentear alguém não significa apenas oferecer um produto físico. Uma sessão de massagem relaxante, um curso online, um tratamento de beleza, uma hora de alguma terapia alternativa, como Reiki, uma sessão de cinema ou uma diária em um lugar perto da natureza também podem ser presentes com propósito. Em vez de oferecer algo que possa ficar guardado pra sempre dentro de uma gaveta, ofereça uma experiência agradável e que será lembrada sempre com muito carinho por quem ganhou o presente.

3 – Presentes ecológicos para uma vida sem lixo

Viver sem gerar lixo é um dos grandes desafios do mundo moderno. Mas ser difícil não significa ser impossível. Tudo é uma questão de mudança de hábitos e quando isso ocorre, se torna até fácil. Recusar um canudo, evitar descartáveis, usar seu próprio copo e garrafas duráveis, além de evitar o uso de produtos plásticos poluentes são algumas atitudes de quem se preocupa com a disposição final daquilo que consome. Para incentivar bons hábitos de amigos e familiares, que tal presentear com canudos ou copos duráveis, um kit de talheres para usar fora de casa (e evitar os descartáveis), ou uma escova de dente ecológica?

Como aliado de uma rotina sem lixo, também recomendamos o nosso Keep, um produto que substitui o uso do plástico filme ou do papel alumínio na rotina doméstica. Esse é um presente que vai surpreender pela originalidade e versatilidade. 

4 – Faça você mesmo

E uma última dica para quem quer dar presentes com propósito neste Natal: que tal fazer você mesmo o presente? Mais do que comprar algo pronto, você pode colocar a energia em algo feito especialmente para alguém. Isso elevará o significado do presente à milésima potência. Bastar colocar seus dotes artísticos e artesanais em ação.

Se estas dicas foram úteis para você, compartilhe nas suas redes sociais para inspirar mais pessoas a presentear com mais significado na festa de nascimento de Jesus Cristo. E se tem alguma outra dica sobre como presentear com propósito, conte pra gente nos comentários.

AUTHOR

Ciléia Pontes

All stories by: Ciléia Pontes

Deixe uma resposta