4 motivos para participar do Dia Mundial da Limpeza

No dia 21 de setembro, ações do Dia Mundial da Limpeza acontecem em mais de 700 cidades brasileiras. Que tal participar de uma ação na sua cidade também?

Quem gosta de ver o lugar onde vive sujo, bagunçado e feio? Acreditamos que ninguém, né? Mas o que fazer para mudar isso? Foi essa pergunta que se fizeram os moradores da Estônia, um pequeno país localizado no norte da Europa. A solução que encontraram? Limpar tudo! Isso mesmo. Com muita boa vontade e união, 50 mil pessoas limparam o país todo em cinco horas, no ano de 2008. O exemplo se espalhou pelo mundo e inspirou mais de 150 países a fazerem o mesmo, inclusive o Brasil, e concentraram as ações em um único dia, chamado Dia Mundial da Limpeza (World Clean Up Day). 

Neste ano, mais de 700 cidades brasileiras participam da ação, que ocorre no 21 de setembro, um sábado. Para saber se sua cidade está participando, clique aqui. E caso ela não esteja, é possível organizar alguma atividade, sozinho (não desanime) ou com os amigos (muito melhor) para limpar uma rua que seja. Qualquer ação é válida. O que não vale é ficar parado. E se você não tem certeza se participar de uma ação voluntária é para você, vamos mostrar a seguir alguns benefícios de partir para a ação e colaborar com o Dia Mundial da Limpeza.

Veja agora alguns motivos que vão fazer você querer participar do Dia Mundial da Limpeza

O primeiro benefício é que o local escolhido para a ação vai ficar mais limpo. E esse já é o principal motivo para participar do Dia Mundial da Limpeza. Mas, pessoalmente, você pode ter alguns ganhos. Uma simples ação, mesmo que dure apenas uma hora, vai mudar sua vida. Veja por quê:

1 – Você vai aprender a valorizar ainda mais o trabalho dos profissionais da limpeza. 

Não, limpar a rua não é fácil. Catar a sujeira dos outros não é algo simples de fazer. É preciso um certo esforço e bastante desprendimento. Não há espaço para ter nojo, é preciso focar na limpeza. Muita gente, mundo afora, trabalha recolhendo nossa sujeira. E não é só por um dia do ano, é todo dia. Ao participar de uma ação voluntária de limpeza, você poderá entender como é estar no lugar dessas pessoas e entender o quão importante é o trabalho que elas fazem.

2 – Você vai aprender a cuidar melhor dos seus resíduos.

Saber onde vão parar aquela sacola plástico, o canudo usado na água de coco, ou a embalagem do sanduíche, vai fazer você pensar duas vezes antes de descartar seu lixo em qualquer lugar. Por exemplo: em lixeiras de rua, ao descartar resíduos leves, como os canudos e as sacolas, é preciso empurrar ao máximo para o fundo, para que o vento não carregue esses resíduos para longe. Em casa, você passa a cuidar melhor para que os resíduos recicláveis sejam realmente encaminhados para reciclagem e passa a questionar o tamanho dos resíduos orgânicos. Essa consciência se amplia para outros locais que você frequenta, como trabalho e relações sociais. 

3 – Você se sente bem consigo mesmo, animado e motivado para cuidar mais da natureza.

A sensação boa de dever cumprido após terminar uma ação voluntária de limpeza não tem preço. Fisicamente, você estará cansado, mas você vai experimentar uma sensação de felicidade única por ter contribuído, de alguma forma, com a mudança no mundo. Mesmo que fique triste – ou até desanimado – com a realidade que vai encontrar, ao final da limpeza você compreenderá que é possível mudar as coisas, nem que seja devagarinho. Depois dessa experiência, você quererá participar de outras ações e pode até se tornar um voluntário cativo em todas as ações em prol do meio ambiente que ocorrerem na sua cidade. 

4 – Você inspirará pessoas a seguirem o exemplo.

É um clichê, a gente sabe e, mesmo assim, acaba esquecendo. O melhor jeito de fazer as pessoas mudarem é pelo exemplo. Não tenha dúvidas que ao saberem o que você está fazendo, sua família, amigos e as demais pessoas vão ficar inspiradas. Mesmo que, no primeiro momento, elas não se animem para lhe acompanhar, uma hora elas vão querer saber por que você está participando de ações como Dia Mundial da Limpeza. 

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Limpeza

Como dissemos acima, o Dia Mundial da Limpeza foi criado na Estônia, em 2008. Lá, os fundadores criaram o movimento Let´s Do It! (Vamos fazer isso!) e levaram a proposta para todo o mundo. Este ano, já são mais de 150 países participando. O Brasil passou, do ano passado para cá, de 300 para 700 cidades participantes. No país, a ação é coordenada pela empresa de impacto social Teoria Verde. 

E se você se animou a participar ou organizar alguma ação na sua rua, bairro ou cidade, conta pra gente nos comentários como foi essa experiência. Vamos adorar ler o seu depoimento.

AUTHOR

Ciléia Pontes

All stories by: Ciléia Pontes

Deixe uma resposta